Havia um homem que trabalhava em um banco na função de identificador de cédulas falsas. Sua capacidade de detectar falsificações era impressionante a tal ponto que detalhes quase imperceptíveis eram notados por ele. Certa vez este perito em falsificações estava analisando minuciosamente uma nota verdadeira sem se dar conta que era observado por um colega de outro setor. Depois de alguns minutos este colega, sabendo que a função dele era detectar falsificações e sabendo que a nota em análise era verdadeira, questionou: ”Por que você gasta tanto tempo analisando uma nota verdadeira se seu trabalho é identificar as falsas?” Prontamente o perito respondeu: “Quanto mais eu conheço a cédula verdadeira, mais facilidade eu terei em detectar uma falsificada, mesmo que a sutileza da falsificação seja tal que passe despercebida aos olhos da maioria”.
Esta ilustração me remete à Bíblia. Ela é a verdadeira Palavra de Deus e nela encontramos os ensinamentos necessários para termos uma vida que agrada o coração do Pai. Ela clareia nosso caminho para que não tropecemos: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para o meu caminho” Salmo 119.105. Se a estudarmos minuciosamente, assim como o perito da ilustração, certamente seremos capazes de identificarmos falsas doutrinas bem como os falsos profetas que as ensinam.
As heresias mais eficazes em seus efeitos devastadores são aquelas que utilizam textos bíblicos descontextualizados, enveredando o ouvinte pouco atento pelos caminhos da perdição. Incontáveis falsos profetas temos visto surgir nos últimos tempos enganando multidões com seus discursos bem elaborados e utilizando textos isolados da Palavra para enganar multidões. A essência de seus discursos leva os ouvintes a crer em promessas que nunca foram feitas na Palavra: prosperidade financeira, cura para todas as doenças e diversos outros benefícios que em lugar algum da Palavra são prometidos.
Nosso desafio é remar contra o tsunami de heresias e estudar a Bíblia como fazia o povo de Beréia citado por Lucas em Atos 17.11: “Os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo”.
Sergio Paulo Brea
Nenhum comentário:
Postar um comentário