A cada dia que passa vemos a proliferação em escala geométrica de falsos profetas. Os discursos falaciosos e o uso de jargões hereges já não é mais uma característica apenas de seitas e denominações evangélicas neopentecostais. Infelizmente encontramos, também, em denominações tradicionais e que historicamente tem o mérito de seguir o que a Bíblia ensina, sem qualquer adorno que corrompa a essência do evangelho de Cristo.
Com receio de perder sua clientela, um falso evangelho, baseado no escambo e não nas Escrituras, é pregado sem qualquer pudor e temor. Arrependimento dos pecados, santidade e submissão a Deus não são aceitos mais pela clientela ávida por bênçãos materiais. Diante disto, líderes “evangélicos”, ambiciosos e sedentos por atingir suas metas, tem adulterado a Palavra de Deus a fim de atender à demanda. Prega-se, então, uma mensagem onde o Senhor torna-se servo e o Homem assume o papel de Senhor. “Eu determino”, “Eu tomo posse”, “Eu não aceito”, “Eu profetizo” e diversas outras heresias são proferidas e ensinadas. A ignorância e o desinteresse dos ouvintes em verificar se tais ensinamentos são biblicamente coerentes fazem com que as heresias contaminem a Igreja.
O que diremos, pois, diante das palavras de Jesus em Lucas 9.23-24: “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida a perderá; mas quem perder a vida por minha causa, este a salvará.” ? Diante do “evangelho” antropocêntrico dos dias de hoje, estas palavras causam náuseas. Outro texto arrepiante para os que pregam que podemos determinar, não aceitar ou tomar posse é o que se encontra em Mateus 6, mais especificamente no verso 10: “... seja feita a Tua vontade, assim na terra como no céu.” O próprio Jesus, no Getsêmani, em momento de grande angústia e sofrimento colocou em prática o que havia ensinado na oração descrita acima quando diz: “Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas sim como tu queres”.
Não se deixe levar pelas heresias e discursos falaciosos que tanto atraem multidões. Tenha a mesma cautela dos bereanos elogiada em Atos 17.11 pois eles “... receberam a mensagem com grande avidez, e examinavam todos os dias as Escrituras, para ver se o que Paulo dizia era verdade”.
Sergio Paulo Brea
Nenhum comentário:
Postar um comentário