terça-feira, 13 de setembro de 2011

Política Monetária

Diante da extensão do assunto em pauta, neste artigo abordarei alguns aspectos principais e cotidianos relativos à política monetária.

Quando falamos de política monetária estamos nos referindo à atuação das autoridades monetárias no intuito de controlar o nível de liquidez1 na economia. Este controle pode ser tanto para a restrição quanto para a expansão da liquidez.

Há três medidas principais que podem ser adotadas para o controle da liquidez na economia como veremos a seguir:

Política Monetária Restritiva: objetiva reduzir os meios de pagamentos da economia e restringir os empréstimos através de:

·         Venda de títulos públicos: quando o Banco Central vende títulos públicos há uma diminuição de moeda circulando no país, pois ela é trocada por esses títulos. Isto ocorrendo, a liquidez na economia diminui;

·         Aumento do percentual de recolhimento compulsório: todo banco comercial tem que remeter ao Banco Central (BC) um percentual dos depósitos recebidos do público. O BC é quem determina este percentual e quando há a necessidade de restringir o nível de liquidez na economia, há um aumento neste percentual, diminuindo com isto a capacidade dos bancos de emprestarem dinheiro com taxas atrativas;

·         Aumento da taxa de redesconto: os bancos comerciais muitas vezes necessitam de empréstimos de curto prazo para cumprir seus compromissos. Para isto, uma alternativa que eles têm a seu dispor é o redesconto, ou seja, o Banco Central empresta dinheiro aos bancos cobrando um percentual de juros, esta é a taxa de redesconto. Quando o BC necessita retrair a liquidez na economia, esta taxa é aumentada, desmotivando os bancos a tomarem empréstimos do BC.

Política Monetária Expansiva: inversamente à política monetária restritiva, a expansiva visa aumentar a liquidez na economia e baratear os empréstimos. O BC pode atuar com os mesmos instrumentos da Política Monetária Restritiva, porém de maneira contrária. Vejamos:

·         Compra de títulos públicos: quando o Banco Central compra títulos públicos há um aumento de moeda em circulação, aumentando assim o nível de liquidez na economia.

·         Diminuição do percentual de recolhimento compulsório: havendo a necessidade de expansão no nível de liquidez na economia, o percentual deste compulsório diminui, aumentando a capacidade de empréstimo pelos bancos aos seus clientes.

·         Diminuição da taxa de redesconto: conforme visto anteriormente, a taxa de redesconto representa o custo do dinheiro emprestado pelo BC aos bancos comerciais para cumprimento de seus compromissos de curto prazo. Ao contrário do que ocorre em uma política monetária restritiva, na expansiva a taxa de redesconto é diminuída, aumentando a capacidade de empréstimo dos bancos junto aos seus clientes e elevando o nível de liquidez na economia.

1 Liquidez: na linguagem econômica há diversos significados para a palavra liquidez. Podemos dizer, por exemplo, que um bem tem boa liquidez quando há uma grande facilidade de vendê-lo transformando-o em dinheiro. Seguindo este mesmo exemplo, podemos dizer que um carro popular tem uma liquidez maior que um carro de luxo.

No artigo acima, entende-se liquidez como sendo o volume de dinheiro que circula no mercado.

Sergio Paulo Brea

Nenhum comentário:

Postar um comentário